[Pedido] Para Que Existe O Sexo ?

Olá pessoal! Esses dias cheguei cedo na escola para estudar e na carteira estava este pedido de um aluno, uma matéria sobre sexo...  pois você pede e o Blog Big Pen atende ! Aí esta ! Peguei no Curiofísica

POR QUÊ EXISTE O SEXO ?

BactériaA primeira resposta que vem a mente é a reprodução, ou seja, gerar filhos. No entanto, existem muitos seres que conseguem se reproduzir sem sexo, como por exemplo as bactérias, por simples divisão. Nesse caso, o produto da reprodução é um indivíduo exatamente igual ao que o originou.
Se é assim, porque o sexo existe afinal?  E porque a maioria dos seres vivos utilizam o sexo para se reproduzirem, já que ele parece desnecessário? Olhando dessa forma, o sexo parece um luxo que não deveria existir.



Espermatozóide em direção ao óvuloPerante a incógnita, muitos biólogos tentaram desvendar qual é a vantagem evolutiva que existe por trás do sexo. Para nos aproximarmos de um entendimento, devemos ter em mente que a reprodução sexuada permite aos indivíduos gerar uma variação genética, de tal forma que os filhos sejam diferentes de seus pais, já que eles recebem 50% dos genes do pai e 50% da mãe e esses genes ainda podem combinar entre si. Dessa forma, cria-se uma variação na natureza e cada indivíduo torna-se único.
Rainha Vermelha


rainha-vermelhaCombinando essa idéia à observação de que na  natureza existem hospedeiros e parasitas, como um cachorro e seus carrapatos, por exemplo, foi lançada em 1980 por Hamilton a “Teoria da Rainha Vermelha”. O nome foi dado remetendo a história de Alice no país das Maravilhas, quando Alice está fugindo das cartas de baralho enviadas pela Rainha Vermelha. Alice corre o máximo possível, mas como as cartas também correm, é como se ela não saísse do mesmo lugar, em uma perseguição eterna. Da mesma forma ocorre com os hospedeiros e os parasitas.
E onde entra o sexo nessa história toda afinal?  Bom, como vimos, enquanto sem o sexo o produto da reprodução é um ser com composição genética 100% igual a quem o originou, com o sexo há uma geração de variedade genética, então os filhos sempre serão diferentes de seus pais. Com a possibilidade de mudança genética gerada pelo sexo, os parasitas têm a capacidade de obter mais características que os permitam invadirem o hospedeiro e os hospedeiros, por sua vez, têm a oportunidade de obter mais características que os permitam defenderem-se dos parasitas, em uma perseguição eterna assim como com Alice e as cartas.
Sendo assim, o sexo, algo aparentemente tão simples, surgiu como uma estratégia-chave para os seres vivos evoluírem.

Fonte, curiofisica.com.br
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Ta Procurando Algo ?