Por Que O Ouvido Dói Quando Viajamos De Avião ?

Olá meus caros leitores, estou de férias e estou escrevendo esta matéria aqui no Hotel em Fortaleza(Ceará) que vício esse blog

Me desloquei de Santa Cecília(SC) e fui até Curitiba(PR). De lá peguei um avião ate Rio de Janeiro(RJ), outro para Salvador(RE)

Minha viagem até o destino, se tivesse saido em linha reta seria assim:


Mas ao pousar o avião, meu irmão de 9 anos sentiu uma dor tremenda no avião (nota: foi nossa primeira viagem de avião) e percebi também que outras crianças choravam desesperadamente.

Procurei e esta aqui, no fim tem uma solução prática para este problema, espero que ajudem as pequenas e indefesas crianças, pois a dor deve ser horrível !

Bem, esta aí a matéria, fonte esta no título

Cuidados no Avião - Dra. Renata Lopes Mori

publicado - quinta-feira, 2 de julho de 2009


É muito comum algumas pessoas sentirem dor de ouvido no pouso ou decolagem do avião. Isto acontece pela pressão exercida sobre o ouvido  durante o vôo.
O ouvido é protegido do ambiente externo pela membrana timpânica e comunica-se com o nariz através da tuba auditiva. A pressão existente na parte média do ouvido, em geral, é idêntica à do ambiente. Atuba auditiva, em condições habituais, funciona como uma válvula unidirecional. Quando a pressão no ouvido aumenta, a trompa de Eustáquio permite passivamente a saída do ar e, se a pressão no ouvido diminui, a nosso corpo promove ativamente a abertura da tuba auditiva, é a sensação que temos quando engulimos ou bocejamos quando estamos descendo a serra.
Quando, por qualquer motivo, a pressão do ar no ouvido torna-se diferente da do ambiente externo e, isto não é equalizado pela tuba auditiva, temos dor, podendo até causar um trauma auditivo (barotrauma)





O barotrauma do ouvido pode ocorrer em viagens aéreas, durante atividades aquáticas de mergulho e nas viagens para locais montanhosos, em geral durante as descidas, principalmente quando muito rápidas, em razão do aumento da pressão do ambiente.
Sintomas: 
- Desconforto ou dor
- Sensação de pressão ou ouvido entupido (plenitude)
- Discreta diminuição da audição
- Zumbido
- Tontura


Solução: Olha, um passageiro me ensinou durante o vôo, e não sei o nome dele, por isso não coloquei a qui, mas é muito simples:


Tranque a abertura nasal com a mão (narinas) e elimine ar pelo nariz, ou seja tente. Esse ar de algum modo ao não conseguir sair pelo nariz desentope o ouvido e a dor passa como mágica.



 Até  mais pessoal, espero que seja útil.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Ta Procurando Algo ?