Antropocentrismo ! Você Sabe O Que É Isso ?

Antropocentrismo, você sabe o que é isso? Leia o texto e fique sabendo, você pode precisar !

Este é um texto que minha professoa de Biologia mandou a gente criar, achei que ficou mais ou menos e estou compartilhando aí com vocês !


Antropocentrismo e Uso dos Recursos Naturais
Antropocentrismo significa dizer que o homem, humanidade, é o centro do universo. Que tudo existe por causa de sua presença, enfim, dizer que o homem é o maioral.
Obviamente, esta teoria está errada, porque podemos comprovar que o ser humano é fraco, precisa de tudo aos seus pés. O fato é que não vai mais ser assim, há muito tempo pensávamos que a natureza era uma fonte infinita de matéria-prima, e que poderíamos gozar de nosso estilo de vida sem conseqüências.
Hoje, em um mundo globalizado, sabemos que essa fonte “inesgotável”, na verdade tem fim.
Como diz a física “Toda ação produz uma reação”. O uso irracional dos recursos do meio ambiente produz sérias conseqüências ambientais que todos nós sabemos, mas infelizmente nada fazemos.
Não podemos culpar totalmente a humanidade, pois existem grupos que se preocupam com o seu mundo e querem deixar alguma lembrança para os seus sucessores. Infelizmente, esses grupos são a minoria.
Não podemos concordar com a teoria do Antropocentrismo, seria muita ignorância e muita ingratidão. Quanto mais estudo o universo, mais me dou conta de que há de fato, um Deus superior comandando tudo.
Podemos observar o sistema terra-lua. Sem a lua, seria impossível vida humana na terra, se a famosa “Teoria do Caos” realmente tivesse acontecido, as marés oscilariam muito, as espécies poderiam não chegar à evolução pela escuridão total à noite, pois seriam presas fáceis.
Dá para citar também a posição da Terra no sistema solar, possibilitando as temperaturas amenas na Terra, imagine se a Terra estivesse na posição de Mercúrio. Outro fato é o tamanho da Terra, que possui uma gravidade de 9,80 m/s. Se a Terra fosse maior, a vida não poderia existir. Podemos citar Saturno que está servindo de escudo anti-cometas para à Terra, em 1981, uma chuva de meteoros do tamanho da Terra cada um, foram atraídos pela gravidade de Saturno, evitando a extinção em massa na Terra.
Enfim, a teoria do Antropocentrismo está errada, não devemos nos colocar como maiorais, pois nossa vida esta frequentemente ameaçada pela natureza, e se o inverso é infinito, os planetas são infinitos, havendo uma gigantesca probabilidade de haver vida inteligente ou não, em todo o vasto universo.
                         Por: Paulo Alexandre Boeira Menegussi 
                                     Santa Cecília, 19 de Agosto de 2009

PS: Agora observem a foto no início, e vejam como é verdade o texto !
PS²: Sou eu na foto ! xD
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Ta Procurando Algo ?